Anuncie

Anuncie

Radio Online

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Noticias do Santa Cruz Futebol Clube

25/05/2016 07h35 - Atualizado em 25/05/2016 07h35

Milton Mendes e Paulo Bento fazem duelo da escola portuguesa no Arruda

Português treinador do Cruzeiro encara o "quase conterrâneo" técnico do Santa
Cruz nesta quarta-feira: "Já joguei algumas vezes contra ele", disse Mendes

Por Recife
Milton Mendes Santa Cruz x Campinense (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)De terno e gravata: estilo de Milton chama atenção (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
De um lado, um português recém chegado. Paulo Bento, 46 anos de idade, e vivendo sua primeira aventura no Brasil, comanda o Cruzeiro. Fará sua segunda partida à frente da Raposa justamente contra o Santa Cruz. O time de Milton Mendes, 51 anos, catarinense, natural de Criciúma, que construiu em Portugal a maior parte da sua carreira como atleta e o início da de treinador. Inclusive, tem residência fixa no país europeu. A escola portuguesa de treinadores se fará presente no estádio do Arruda, às 21h45 desta quarta-feira, quando os dois time se enfrentam pela terceira rodada da Série A.
Milton Mendes jogou no Vasco de 1984 a 1987 - era volante de origem, mas atuava como lateral e zagueiro também. Depois, foi emprestado ao Criciúma e logo saiu do Brasil. Rumou a Portugal, onde jogou de 1987 até 2002, quando se aposentou. Passou por clubes como o Belenenses e o União da Madeira. Foi nessa época que enfrentou Paulo Bento, que acumula passagens por clubes como Benfica e Sporting, também como volante. 
- Não tenho amizade com ele, mas joguei algumas vezes contra. Acho um excelente treinador. Ele está chegando no Brasil e mostrando seu conhecimento. É da escola portuguesa que é a mesma que a minha. O que eu posso dizer é que o Cruzeiro está bem servido de treinador - disse Milton Mendes.
O tricolor é o único técnico em atividade no Brasil que possui os quatro módulos do curso de treinadores da UEFA, o chamado UEFA Pro. Investe na carreira acadêmica e elogiou a escola portuguesa nesta formação. 

- Eu acho que a teoria é tão importante quanto a prática. Quem conseguir aliar as duas formas de trabalhar, estará à frente. A escola portuguesa mostra muita organização defensiva, transições, bolas paradas... Ela tem aparecido no cenário mundial porque é muito exigente. Assim como a escola inglesa, a holandesa...
Paulo Bento tem um currículo mais vasto que o de Milton (que, no Brasil, passou por Paraná, Ferroviária-SP e Atlético-PR antes do Santa Cruz, além de passagem pelo Kashiwa Reysol-JAP). Paulo dirigiu o Sporting-POR de 2005 a 2009. Em 2010, chegou a comandar a seleção de Portugal e lá ficou até 2014. O Cruzeiro é o seu terceiro desafio como técnico.
Bruno Ramires; Paulo Bento; Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)Paulo Bento estreou no Cruzeiro no empate de 2 a 2 contra o Figueirense (Foto: Washington Alves/Light Press)

Para se ter uma ideia de como a escola portuguesa de treinadores se encontra em alta, a maioria dos técnicos que dirigiram clubes na última Liga dos Campeões, entre a fase de playoffs e de grupos, eram portugueses. Ao todo, oito: José Mourinho (Chelsea), Domingos Paciência (APOEL), Marco Silva (Olympiacos) e André Villas-Boas (Zenit),  Nuno Espírito Santo (Valencia), Jorge Jesus (Sporting), Leonardo Jardim (Monaco). Há uma verdadeira expansão dos técnicos de Portugal no mercado europeu.
- A parte acadêmica é muito importante no desenvolvimento do treinador. Se a teoria for aliada, com conhecimentos acadêmicos, é muito importante. Quem tem só o acadêmico e não jogou futebol, tem que buscar de outras formas, com auxiliares, e alinhando as duas formas - disse Milton Mendes.
O JOGO

Quando: quarta-feira, às 21h45
Onde: estádio do Arruda, no Recife.
Time provável: Tiago Cardoso; Léo Moura, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Alex Bolaño, Uillian Correia e Fernando Gabriel; Arthur, Keno e Grafite.
Lesionados: Renatinho, Vítor e Lelê
Transmissão: Premiere e Premiere HD.
Arbitragem: Anderson Daronco (RS) apita o jogo. Dilbert Pedrosa Moisés (RJ) e Elio Nepumoceno de Andrade Júnior (RS) serão os auxiliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário